Você sabe quem é o seu cliente? 

     Você sabe quem é o seu público-alvo? Você conhece seu cliente?  Mas o conhece realmente? Sabe quais suas intenções, o propósito com  seus produtos e serviços? Conhece suas aplicações e o ajuda inteiramente  em seu plano de negócios? Se as respostas para as cinco perguntas acima  (incluindo o título) foi respondida com um certeiro sim, parabéns! Você  está no caminho certo e pode, por meio dele , trilhar a melhor estratégia de vendas e atendimento. Pode até se vangloriar de saber atendê-lo corretamente.
No entanto, se alguma dúvida ficou no ar, por menor que seja, é  preciso rever alguns conceitos. Enquanto muitas empresas e fornecedores  de serviços acreditam que apenas responder positivamente a alguma destas  questões é o suficiente, o segredo está em ouvir sempre o que o seu público tem a dizer.
Aliás, não somente ouvir, mas esmiuçar cada detalhe. É ouvir com  atenção redobrada. Além disso, é necessário preocupar-se com o  atendimento que sua empresa fornece a este e a todos os outros.
Dinheiro não é tudo
Pensar em pagamentos e investimentos também não completa o ciclo. Em  contrapartida, inclusive, faz com que as rodadas se desgastem em um  círculo vicioso. Claro que não se vive de brisa. Mas pensar se a conta  fecha todo mês, sem se preocupar se está cumprindo com o seu papel de fornecedor, torna sua empresa em uma companhia comum.
Cair no estereótipo de “melhorzinho” não ajuda. Você não pode ser o melhorzinho dos fornecedores. Tem que ser o insubstituível, o inseparável, o cúmplice; aquele que entende o que ele diz somente com o olhar.
É preciso agir com paixão, com fidelidade. Sem esses dois pontos, o  relacionamento não vai em frente. Fadado ao fracasso, o namoro acaba com  as partes machucadas. Além do dinheiro, é preciso saber lidar com egos,  sonhos, emoções, vontades, desejos e até frustrações. Tudo porque, em  um relacionamento saudável, as partes se entendem e se apoiam.
Evitar o desgaste é fundamental
Em uma relação desgastada, além de perder o investimento de seu  cliente, você perde o seu melhor: o seu produto que poderia ser usado  para ampliar um negócio, gerar lucros ou somente e simplesmente não  deixar que este cliente tenha dores de cabeça e preocupações  desnecessárias.
É claro, uma discussão de relação faz parte até para que você possa  melhorar o seu atendimento. Entretanto, deixar que esta relação seja  baseada em discussões intermináveis, que não leva ninguém a lugar algum,  não é saudável e pode até tirar parte de sua saúde.
Saúde física e mental? Sim! Afinal, você está lidando com pessoas. E é exatamente isso que muitos se esquecem. Portanto, quanto mais fidelidade e satisfação estiverem atrelados ao conhecimento que você tem de seu cliente,  mais tudo corre perfeitamente bem. No entanto, este desgaste pode estar  presente desde o começo, sem que ninguém tenha percebido. E assim o  problema só aumenta, podendo até fugir do controle.
Conhecer o público-alvo é fundamental
Querer atender a todos do mesmo jeito também não funciona.  Expectativas e anseios diferentes devem ter o tratamento adequado para  cada caso. Primeiramente, não adianta abraçar ao mundo. É preciso  entender quais são suas capacidades sejam elas ligadas ao vender, ao  prestar um serviço, ao atender ou mesmo nas três esferas. Assim, vender,  implementar ou dar suporte a algo que não estava planejado é  frustrante.
A solução para evitar este problema é conhecer seu público-alvo.  Para quem você está vendendo e/ou fornecendo suas soluções e serviços? É  uma nova pergunta que deve ser respondida antes mesmo da prospecção.
Para seguir a estratégia de negócio de forma clara também é preciso saber alguns pontos:
- Saber qual o tamanho da empresa que precisa de suas soluções;
- Características pessoais de quem negociará com sua empresa: se é  homem, mulher, opiniões pessoais, o que pretende em sua carreira, etc…
- Como a empresa que precisa de seus serviços e produtos trata seus próprios clientes;
- Como é a estrutura organizacional dentro da companhia de seu cliente;
- Para quem você trabalha e, não menos importante,
- Acertar responsabilidades e afazeres de todas as partes envolvidas.
Somente conhecendo estes requisitos, com um plano de negócios bem desenhado é que as engrenagens rodam automaticamente a favor de um ótimo  relacionamento. E lembre-se: relacionamento saudável atrai  relacionamento saudável, com pessoas igualmente saudáveis, que se  conhecem e se respeitam.
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