8 ferramentas do Google para pequenos empreendedores

Recebemos aqui na redação um convite para um evento do Google. A única informação no convite era que iríamos descobrir como o Google ajuda o negócio dos empreendedores e PMEs do Brasil a brilhar.
Na semana passada chegamos por volta das 18h na Feira Qualquer Coisa, na  Praça Benedito Calixto e nos surpreendemos com um happy hour em um  formato super descontraído no estilo mercado de pulgas, local onde  diversos vendedores se reúnem para comercializar bens antigos, usados e  outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal. Os  empreendedores, dos mais diversos setores, tinham cada um sua  “barraquinha” onde estavam expondo seus produtos.
Conhecemos 16 empresas de pequeno e médio porte que iam desde brigadeiro  até e-commerce especializado em kimono, mas todos os negócios tinham um  denominador comum: investimentos nas ferramentas de negócios do Google,  como AdWords, AdSense e Apps for Work.
Durante o evento, além dos produtos pagos, foram apresentadas as  soluções gratuitas do Google para as empresas, como o Google Meu Negócio  e o Google Analytics. A ocasião ainda marcou o lançamento no Brasil da  versão em português do aplicativo Primer, com lições básicas de  marketing voltado para o público que deseja aprender mais sobre esta  disciplina mas não tem tempo para estudá-la de forma mais aprofundada.
“Em um momento de uma profunda crise econômica como esta, é crucial que o  pequeno empresário saiba que pode contar com o Google no que for  preciso para prosperar”, afirma Luciano Santos, diretor de PMEs do  Google Brasil.
Conheça as soluções do Google para os Negócios das PMEs:
AdWords: Ferramenta  para criação de anúncios que são exibidos nos resultados da busca do  Google. A empresa escolhe os termos de pesquisa que exibirão seu anúncio  e um orçamento diário. Se as palavras que as pessoas digitarem no  Google corresponderem a suas palavras-chave, seu anúncio pode ser  exibido acima dos resultados de pesquisa.
AdSense: Forma gratuita e simples de ganhar dinheiro veiculando anúncios em seu  website. Os anúncios são revisados para garantir que sejam de alta  qualidade e relevantes para seu conteúdo ou público-alvo, mesmo quando  visualizados em smartphones e tablets.
Google Meu Negócio: Cadastro gratuito oferecido pelo Google às empresas que querem divulgar  suas informações de contato, como website, endereço físico, telefone e  horário de funcionamento. Os dados são exibidos na Pesquisa do Google,  no Google Maps e no Google+.
Apps for Work: Pacote  das ferramentas do Google voltado para as empresas, como e-mail  profissional, armazenamento de arquivos on-line, agendas compartilhadas e  reuniões por vídeo, entre outros. Baseado na nuvem, o pacote de Apps  for Work permite a conexão de qualquer lugar e com qualquer dispositivo.
Primer: Aplicativo para smartphones que ensina de forma rápida os mais variados  conceitos de marketing. Possui atividades interativas para que os  conceitos sejam absorvidos de forma mais fácil.
True View: Anúncios em vídeo TrueView oferecem aos usuários escolha e controle  sobre qual anúncio eles desejam assistir e quando. Os anunciantes pagam  somente quando o usuário optar por assistir a seu anúncio.
Analytics:  Para quem quer aumentar as vendas ou encontrar mais visitantes, o Google  Analytics oferece coleta de dados e gestão de forma única e precisa que  pode ser personalizado de acordo com suas necessidades.
Agências Parceiras: Criado em novembro de 2013, o Programa de Parceiros busca ter uma  relação mais próxima com pequenas e médias agências de publicidade,  oferecendo treinamentos, campanhas de incentivos, ofertas promocionais e  um apoio exclusivo às agências e freelancers.
Empreendedores + Google
Durante o evento conheci diversos empreendedores com histórias e  produtos fantásticos e a cada barraquinha que eu passava ficava com a  sensação de “Como não pensei nisso antes?”. Confira abaixo a lista das  empresas que estavam expondo seus produtos e entenda como cada uma delas  utiliza os produtos do Google.
alavadeira.com – Oferece o  serviço de roupas lavadas e passadas para toda a grande São Paulo de  acordo com o plano de assinatura que o cliente escolher. 
aLavadeira.com + Google: “Hoje o Google é uma das  principais ferramentas de marketing utilizadas para obter novos  assinantes. A empresa utiliza a plataforma Adwords para anunciar a todas  as pessoas que buscam por serviços de lavanderia e serviços  domésticos”, conta Gilson Gonçalves, um dos fundadores.
BistroBox – Pelo site as pessoas  se inscrevem, pagam uma mensalidade e todo mês recebem uma caixa com  cinco produtos. A ideia é que as pessoas possam criar refeições  diferentes e conhecer novos sabores.
BistroBox + Google: “Usando o Google é que a grande  maioria dos nossos clientes chegam até nós, seja pelas buscas orgânicas  ou pelas campanhas que fazemos no AdWords. O Google Analytics é a base  da maioria das nossas decisões, com ele analisamos o comportamento de  nossos clientes e mudamos o site ou estratégias de marketing digital”,  diz Gabriel, um dos fundadores da Bistro.
Espaço Nobre Evento –  Surgiu da oportunidade que sua fundadora encontrou ao procurar locais  de festas para o seu casamento e tinha poucas opções à disposição.  Atualmente, a empresa conta com dois endereços para festas.
Espaço Nobre + Google: Segundo a fundadora Carina,  estar na internet é um fator especial para o sucesso: “Começamos a  perceber que a maioria dos clientes conhecia nosso espaço através da  internet. Por essa razão, com o passar dos anos fomos direcionando nossa  verba de publicidade para a internet. Hoje, a empresa direcionou a sua  verba de anúncios toda para a internet, abandonando publicações do ramo.  Atualmente, cerca de 80% dos nossos clientes conheceram o Espaço Nobre  pela internet”.
Hand Talk – Aplicativo homônimo que realiza tradução digital e automática para Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda.
Hand Talk + Google: “As soluções de trabalho e anúncios  oferecidos pelo Google permitem que a gente consiga otimizar nosso  tempo de trabalho e realizar campanhas que alcancem direto o  público-alvo, sem perder escala.”, explica Ronaldo Tenório, CEO da  empresa.
Iná – Escritório de arquitetura  fundado em 2011 pelos paulistas Julio Beraldo e Marcos Mendes que tem  como um dos destaques a repaginação de apartamentos antigos.
Iná + Google: “A plataforma de anúncios do Google é  muito democrática e fácil de usar: podemos alterar o orçamento quando  quisermos e nos focarmos no perfil de público que desejarmos”, explica  Julio.
Leiturinha – Clube de  assinaturas de livros infantis. A ideia da plataforma surgiu da  percepção de que faltava no mercado um serviço que levasse livros de  qualidade e adequados a faixa etária das crianças, direto para suas  casas.
Leiturinha + Google: “O Google assiste como plataforma  empresarial através do Google Apps. O Google Analytics é uma ferramenta  essencial na produção de insights para a nossa landing page; e por fim, o  Google Adwords é imprescindível na divulgação da nossa marca e na  captação de clientes”, diz Rodolfo Reis, um dos fundadores.
Loggi – Plataforma que utiliza motoboys numa rede logística rápida e confiável.
Loggi + Google: “O Google ajuda a Loggi em vários  sentidos. Tanto na produtividade e organização com e-mail, Hangout,  Calendar e Drive como em ads e Analytics. Para garantir serviço de  qualidade e preço baixo nós empregamos algoritmos avançados de  roteamento e geolocalização. Sem o Google Maps isso não seria possível”,  diz Arthur, um dos fundadores.
Meu Kimono – E-commerce paulistano especializado na venda de kimonos.
Meu Kimono + Google: “Desde o início, o Google foi  fundamental para aumentar a visibilidade da nossa empresa. Por conta  disso, estamos otimizando as campanhas para termos melhores resultados  com menores custos”, diz Diego Shimohirao. A empresa vê a crise como uma  oportunidade para renegociar contratos (e assim reduzir custos).  “Também buscamos usar o marketing digital de forma mais assertiva e  inteligente. Esse conjunto tem feito o nosso faturamento aumentar a cada  mês”, afirma.
Nina Bruni – E-commerce de joias fundado em 2012 e com vendas exclusivamente pela web.
Nina Bruni + Google: “O Google tem sido uma ferramenta  muito importante para a divulgação da Nina Bruni e é fonte de uma parte  significativa do faturamento da empresa. Com o AdWords, conseguimos  divulgar as linhas que tem maior poder de conversão assim como linhas  novas que queremos testar, sempre de forma muito específica e  direcionada.”
Parafuzo – Empresa 100% on-line que conecta pessoas físicas e jurídicas com profissionais de limpeza.
Parafuzo + Google: “A plataforma do Google é ideal para  uma empresa como a nossa, que faz marketing 100% online e que precisa  de flexibilidade e automação na criação de campanhas. Conseguimos criar  centenas de campanhas distintas de forma automatizada, otimizando assim o  retorno sobre o investimento e alcance do público-alvo. Sem isso, não  teríamos conseguido expandir nosso negócio para 10 cidades em 2 anos e  levar atendimento de qualidade aos mais de 50 mil clientes da Parafuzo.  Daqui pra frente, pretendemos ampliar ainda mais a parceria com o Google  em busca de mais 10X de crescimento, rumo aos 500 mil clientes”, diz  Felipe Brasileiro, CMO da Parafuzo.
PetiteBox – Clube on-line de assinaturas de produtos voltados para a gestação e os primeiros anos de vida da criança.
PetiteBox + Google: “Como somos uma empresa 100%  online, é difícil dissociar o Google de nossa rotina diária. Usamos  diversos produtos da empresa: fazemos anúncios através de AdWords,  acompanhamos o desempenho do nosso site pelo Analytics e no dia a dia  usamos todas as ferramentas do Google Apps for Work.”, explica Ivy  Assis.
Ponto de Brigadeiro – Em 2011 Rafael Aurichi viu a oportunidade de ter um negócio próprio com a popularização dos brigadeiros gourmet.
Ponto de Brigadeiro + Google: “O Adwords sempre foi a  nossa principal ferramenta para conquistar novos clientes, desde o  início quando o valor que tínhamos para divulgação era realmente muito  pouco”, diz Rodrigo. “Foi justamente essa possibilidade de começar a  anunciar com um orçamento pequeno que nos permitiu aos poucos ir  conquistando novos clientes e gradativamente aumentando nossas vendas”.
Tress Cabelos – E-commerce de perucas de fibras sintéticas aberto em fevereiro de 2015 pela relações públicas Letícia Korndorfer.
Tress + Google: Desde o começo, o Google foi  fundamental para o crescimento da empresa. “As ferramentas de busca do  Google fazem com que o potencial cliente vá ao lugar certo, aumentando o  interesse pela marca. Hoje, 66% do tráfego da Tress Cabelos é por conta  do Google”, diz Letícia.
Webfoco – Empresa de marketing digital  fundada em 2008 com o objetivo de fornecer atendimento personalizado a  pequenas e médias empresas para aumentar suas vendas on-line.
Webfoco + Google: “Somos uma agência parceira do  Google. Com os treinamentos que realizamos, eventos que participamos e  indicações, conseguimos ajudar nossos clientes a crescer e,  consequentemente, crescemos juntos.”
Zee-Dog – Marca de acessórios para cachorros e gatos (coleiras, guias, brinquedos e outros itens) fundada em 2012.
Zee-Dog + Google: De acordo com Igor Nabhan, Diretor de  Marketing da Zee-Dog, as ferramentas de trabalho do Google a suas  soluções de publicidade são essenciais para garantir o crescimento e  produtividade da empresa: “A gente brinca que o Google é sócio da  empresa; que participa das reuniões e influencia nas nossas decisões.  Tudo que desenvolvemos, procuramos fazer de acordo com as recomendações  desse “sócio”. Nosso principal canal é o e-commerce, então não poderia  ser diferente. Além disso, as ferramentas atreladas ao Google permitem  que tenhamos uma equipe mais enxuta e altamente eficiente”.
Zoo – Plataforma de negócios de comércio eletrônico com sede em São Paulo, detentora das marcas Girafa, Bee Fitness e Ovelha Negra.
Zoo + Google: “O Google é um dos principais parceiros  ao longo da história do Zoo. Temos total suporte dos estrategistas de  conta e do atendimento telefônico para revisar ou ajustar nossas metas.  Esse acompanhamento é o grande diferencial para o nosso crescimento.”,  explica Paolo Rocha, gerente de Marketing da Zoo.
Sabe aquele evento que você não gostaria que acabasse? Pois é, foi essa  sensação que senti com o Goole PMEs, poderia ficar por lá muito mais  horas conversando com os empreendedores e trocando experiências.
E você? utiliza algum produto do Google na sua startup? Conte pra gente nos comentários.
 
 
 
          
      
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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