
Vice-presidente do  Conselho Coordenador dos Compatriotas Russos no Brasil homenageou o  chefe da Igreja Ortodoxa Russa em São Paulo.
 O domingo, 21, foi especial para o advogado Jacinto Zabolotsky.  Presidente da Associação Cultural Russa Volga do Brasil, sediada em  Campina das Missões, no Rio Grande do Sul, e vice-presidente do Conselho  Coordenador dos Compatriotas Russos no Brasil, Zabolotsky acompanhou a  presença do Patriarca Kirill em São Paulo e as celebrações que o líder  da Igreja Ortodoxa Russa conduziu na capital paulista.
Foi em meio a estas celebrações que Jacinto Zabolotsky se aproximou  do Patriarca Kirill para lhe entregar a edição em russo do seu livro “A  Imigração Russa no Brasil”.
“Trata-se de um livro lançado em 2007 e que  contém uma dedicatória e algumas palavras do hoje Patriarca Kirill, que,  em 2006, havia estado no Brasil, então na condição de Metropolita e  responsável pelo Departamento de Relações Exteriores da Igreja Ortodoxa  Russa. O exemplar que entreguei ao Patriarca é o da quarta edição, e  para mim foi uma emoção muito grande poder realizar esta entrega  pessoalmente, nas mãos de Sua Santidade, o líder Kirill.”
 Jacinto Zabolotsky contou ainda que o Patriarca lhe agradeceu muito pelo  livro e que ele próprio lembrou que em 2006 havia estado no Brasil, em  São Paulo e em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Foi naquela cidade  gaúcha, na região em que está concentrada boa parte da colônia russa no  Estado, que o então Metropolita Kirill registrou a sua homenagem aos  conterrâneos, redigindo as palavras transformadas em dedicatória aos  membros da coletividade russa no Sul do Brasil. 
“Eu classifico a oportunidade que tive, de me aproximar do Patriarca  Kirill, conversar com ele e lhe entregar o livro, como uma dádiva de  Deus. Além de ter sido uma emoção muito grande, foi uma oportunidade  ímpar para mim, a de me aproximar do líder da Igreja Ortodoxa Russa,  conversar com ele e ouvir de Kirill palavras de conforto, atenção e  encorajamento pelo trabalho que desenvolvemos junto aos compatriotas no  Brasil.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário